Anúncios
Artifact, a nova rede social de notícias dos fundadores do Instagram, abriu para todos na quarta-feira 22.
O aplicativo de Kevin Systrom e Mike Krieger foi lançado no mês passado e exigia uma lista de espera, mas agora qualquer pessoa pode usá-lo.
Para começar a usá-lo, baixe a versão correspondente ao seu sistema operacional móvel (Android e iOS).
A plataforma é um mix de leitores de notícias e agregadores de conteúdo sem grandes inovações.
A tela principal do serviço possui um feed de notícias que mostra artigos jornalísticos potencialmente interessantes ao usuário, dependendo das configurações iniciais e calibração do algoritmo.
Anúncios
Uma das novidades da versão estável do app é a possibilidade de não gostar de artigos para que conteúdos menos parecidos apareçam na sua linha do tempo.
Você também pode sincronizar sua lista de contatos com o aplicativo para analisar quais histórias são populares entre amigos, familiares e colegas.
Outra adição é um tipo de “análise” que contém informações sobre o que o usuário está lendo.
Dessa forma, você pode saber em qual categoria sua conta é mais lida e em quais páginas os artigos são mais usados.
O trabalho é decepcionante
Infelizmente, a Artifact não é uma rede social, como mostra a análise, e não tem uma abordagem diferenciada para o consumo de informação.
Não há interação ou área de comentários, curtidas ou compartilhamentos entre os usuários.
Não há conteúdo original e artigos em português, pois tudo é retirado de notícias publicadas nos principais sites dos Estados Unidos.
Existe uma ferramenta que você pode pedir para incluir sites, mas a rede não deve colocar jornais, revistas ou portais brasileiros lá, porque o idioma falado no Brasil nem está disponível.
A página de aprimoramento de conteúdo, que é a parte mais “inovadora” do aplicativo, também é focada em temas exclusivos dos EUA.
Não há localização geográfica ou tratamento de questões mais amplas, portanto, quem viaja para o exterior deve se preocupar.
Se você quiser experimentar o Artifact, agora pode ser um bom momento.
Observe que este é mais um agregador de notícias do que uma rede social, portanto, cuidado para não se decepcionar.
*Fonte de pesquisa: autoral