Cão robô com lança foguetes nas costas

Anúncios

A empresa de engenharia russa Intellect Machine apresentou um cão robótico capaz de realizar ataques direcionados e transportar armas e munições.

O M-81 estava em exibição na reunião militar em Moscou com um lançador de foguetes RPG-26 preso às suas costas.

Curiosamente, a bota traz um macacão têxtil preto que cobre praticamente todo o corpo.

Segundo especialistas, esse truque foi usado para esconder o robô chinês sob as roupas, que eram vendidas no AliExpress por US$ 2.924 (atualmente em torno de R$ 15.000).

O Go1 de quatro patas – que se assemelha ao Spot da Boston Dynamics – é fabricado e vendido pela empresa chinesa Unitree.

Anúncios

O que questionou as verdadeiras origens do M-81 foram os sensores ópticos na frente do robô; esta foi a única parte não coberta pelo traje ninja.

Os russos recusam

De acordo com a mídia estatal russa Ria Novosti, a Intellect Machine desenvolveu um cão robótico para realizar tarefas militares e civis.

Com um lançador de mísseis preso às costas, ele poderia interceptar e derrubar mísseis inimigos.

Além disso, o robô futurista também pode ser usado para tarefas mais simples, como patrulhar áreas remotas.

Identificar alvos de difícil alcance para humanos ou transportar armas e munições para soldados reais no campo de batalha.

A Intellect Machine também diz que em sua “versão civil” o M-81 pode ajudar em situações de emergência identificando vítimas.

Tomando remédios em áreas de difícil acesso ou procurando e resgatando pessoas sob escombros.

Copiar, mas não o mesmo

Quando foi revelado que o M-81 era na verdade um Go1 disfarçado de ninja, a Intellect Machine admitiu usar um cão robô chinês para sua apresentação na Exposição Militar.

No entanto, a empresa alegou que é apenas um protótipo e que o robô inteiro será fabricado na Rússia no futuro.

“Fabricado” na Rússia, o M-81 tem 58 cm de comprimento, pesa pouco mais de 12 kg e pode transportar cargas de até 10 kg.

Além disso, o barco civil/militar possui cinco câmeras de profundidade, sistema de inteligência artificial e atinge velocidade de 17 km/h.


*Fonte de pesquisa: Canaltech