Como eliminar os bichinhos que ficam na nossa casa?

Anúncios

As altas temperaturas após o período de chuvas e o clima quente proporcionam um bom ambiente para o aparecimento de animais brilhantes.

Também conhecidos como aleluias ou sirenis, em casa.

Geralmente isso acontece antes da primavera ou mesmo do verão, quando os insetos – espécies aladas da ordem Isoptera – entram na época de reprodução.

Ao contrário dos mosquitos que aparecem em pequenos grupos ou mesmo sozinhos.

As baratas brilhantes invadem as casas em bandos e, como o nome sugere, procuram lâmpadas ou outras fontes de luz artificial. Aqui eles brincam até “cair”.

Anúncios

Para evitar esse transtorno, existem algumas boas estratégias para evitar que formigas aladas entrem em sua casa sem o uso de inseticidas.

De forma simples, apague as luzes e deixe os insetos se deslocarem para um local mais quente, de preferência longe de sua casa.

Compreendendo o sistema reprodutivo das formigas aladas

Quando pensamos em formigas, a primeira imagem que nos vem à mente é a de umas formigas enormes, da cor de terra batida, espalhadas por todos os lados como estátuas.

O problema é que no Brasil existem cerca de 300 espécies desses insetos, incluindo algumas que vivem nas cidades e se espalham em madeira podre.

Na mesma variação regional, encontram-se trabalhadores, soldados e outros parceiros (ou magros). Este último é o que criará a nova colônia, as futuras rainhas e reis – sim.

A construção “social” é diferente de outros insetos eussociais, como abelhas e formigas, conhecidos como matriarcado.

No período das chuvas e do calor, “a época de nidificação das minhocas é um verdadeiro espetáculo natural, as formigas, machos e fêmeas, saem da área em bando (real) em busca de um companheiro.

Diz o artigo do Wikitermes, projeto de divulgação científica no espaço, editado por Tiago Fernandes Carrijo, da Universidade Federal do ABC (UFABC).


*Fonte de pesquisa: Wikitermes e bioRxiv