Como foi criado a luz

Anúncios

O Dia da Luz é comemorado no mês de outubro e com este pano de fundo decidimos compartilhar a história das grandes invenções da humanidade.

No dia 21 de outubro comemoramos mais um ano quando uma lâmpada foi acesa pela primeira vez por 48 horas, um marco em nossa história que aconteceu há 141 anos, e Thomas Edison foi o responsável.

Afinal a invenção da lâmpada foi um grande divisor de águas, que deu origem a muitas outras invenções.

Em 1847, nasceu o cientista americano que deu vida à lâmpada elétrica.

Não se pode negar que muitos cientistas contribuíram e tentaram implementar o processo, mas foi o trabalho de Thomas Alva Edison que o tornou possível.

Anúncios

Antes de sua invenção, Thomas Edison trabalhou como jornaleiro e operador de telégrafo e, durante sua vida, fez 1.903 invenções que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da ciência.

Há muito tempo, muitos cientistas tentaram implementar a lâmpada elétrica, o maior desafio era encontrar um fio que não queimasse quando a eletricidade passasse.

Sendo assim segundo a história, foram mais de 1000 tentativas para chegar a um resultado bem-sucedido e a partir daí, Thomas inspirou muitas pessoas a perseverarem em seus objetivos, para ele as tentativas não foram fracassos e sim as descobertas de fazer uma luminária.

De mil maneiras diferentes para a luz

Thomas alcançou sua tão esperada descoberta usando fibra de carbono fina em um espaço com grande espaçamento. Antes disso, além de realizar 1.200 testes, ele testou cerca de 6.000 materiais diferentes, desde compósitos de aço até bambu.

Sendo assim foi possível manter a luz por 48 horas utilizando fio de algodão carbonizado para a fibra. Com o sucesso do experimento, o grande cientista registrou o produto e passou a comercializá-lo até atingir grande escala.

Sua invenção foi um dos maiores avanços da indústria, da medicina e da indústria cinematográfica.

Desde a sua invenção, a luz elétrica mudou ao longo do tempo, tornando-se mais moderna e eficiente.

Afinal após 46 anos de comercialização, a lâmpada fluorescente inventada por Nikola Tesla tornou-se uma alternativa mais eficiente devido à economia de energia.

Com os constantes avanços tecnológicos a evolução da iluminação não parou por aí, em 1958 foi criada a lâmpada halógena (seu nome se deve ao filamento de tungstênio envolto em gás halogênio) e em 1989 veio a grande revolução, as luzes LED trouxeram muita coisa. Benefícios.

Quando a luz LED foi inventada, era possível produzir luz colorida, de baixa tensão e até luzes reguláveis.

Afinal atualmente, as lâmpadas incandescentes e halógenas estão desaparecendo gradativamente.

No ano Desde 2012, o consumo está bloqueado em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, e desde 2014 não são fabricadas nem importadas lâmpadas de 150 e 100 watts.

Devido às diversas vantagens relacionadas à durabilidade, economia e sustentabilidade, as luzes LED são amplamente utilizadas.

Acima de tudo, as inovações atuais devem estar ligadas ao lado ecológico.

E aí, você já parou para pensar que tipo de iluminação teremos no futuro?

Conclusão

Depois veio a luz, depois a luz.

Em 1870, algumas ruas de São Paulo eram iluminadas por lampiões a gás.

No final do século, um evento surpreendente mudou para sempre a luz, a eletricidade.

Afinal ao longo dos anos, muitos cientistas contribuíram para este sucesso.

O caminho foi longo, mas o resultado valeu a pena.

Em 21 de outubro de 1879, o cientista americano Thomas Edison (1847-1931) revolucionou de uma vez por todas a forma como iluminamos nossas vidas ao criar uma explosão elétrica.

Diz a lenda que foram mais de 1.000 tentativas! Ainda bem que ele não desistiu do experimento.

A primeira lâmpada elétrica foi feita de filamento de carvão em uma lâmpada de vidro e ficou acesa por 45 horas.

Por isso, o dia foi escolhido como Dia Mundial da Luz.

Depois que o carvão foi substituído pelo tungstênio, as lâmpadas incandescentes de Edison começaram a ser produzidas em larga escala.

Sendo assim do ano Em 1938, o inventor sérvio Nikola Tesla contribuiu para a história das lâmpadas ao inventar as lâmpadas fluorescentes.

Eram essencialmente movidas a gás e eram uma alternativa mais eficiente às lâmpadas incandescentes.

Afinal a lâmpada LED, que está no mercado desde 1999, foi desenvolvida ao longo dos anos com diferentes tecnologias.

Ganhou a preferência das pessoas pela sua qualidade, durabilidade e melhor preço. Vantagem.

Sendo assim muitas outras inovações continuam a chegar ao mundo da iluminação e a encontrar lugar no dia a dia das pessoas, como as luzes inteligentes (ou smarts), ligadas à Internet e que permitem a escolha de núcleos, intensidade luminosa, horário de iluminação, entre outras funcionalidades.

Tenho orgulho de passar por essa história leve.


Fonte de informação: kian.com.br