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Quando se trata de pneus de carro, moto ou caminhão, o ditado popular “ele gosta mais do careca” vai longe.
Um pneu furado é um pneu que já rodou demais e, portanto, não oferece mais as condições ideais de segurança para o motorista e deve ser substituído.
Se você ainda não aprendeu a saber se seu pneu está furado, não se preocupe.
A Canaltech pediu a um especialista no assunto que apresentasse uma maneira simples e direta de saber quando é hora de trocar aquele pneuzinho.
Que está girando demais, para que você possa deixar seu carro seguro novamente. Vamos?
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Groove é o “x” na pergunta.
Você sabe o que é padrão de pneu? São vãos (canais) na direção tangencial da cumeeira, cuja principal função é drenar a água para evitar aquaplanagem.
E essas ranhuras são a chave para descobrir se o pneu já está careca.
Quanto mais o piso se desgasta, mais os pneus se desgastam e, portanto, mais urgente é a necessidade de substituir as ligas.
De acordo com Fabio Magliano, Gerente de Produto Automotivo e Motorsport da Pirelli Latin America, os indicadores de desgaste.
Os pontos ao redor do pneu, são chamados de TWI e precisamos ficar atentos a isso.
Teste de moeda
Se você achar difícil saber se sua banda de rodagem está gasta apenas olhando, existe um teste para ajudá-lo a descobrir a verdadeira condição de seus pneus.
E se seus pneus já estiverem carecas, está na mesa. Para isso, basta segurar uma moeda de R$ 1 com aro dourado da mesma espessura da ranhura.
O teste é bastante simples: pegue uma moeda e insira-a verticalmente na ranhura do pneu. Se o lado dourado da moeda estiver oculto.
Ou seja, não estiver visível, o composto está em boas condições. Se aparecer, está na hora de mudar a calvície.
Sintomas de calvície de pneu
As ranhuras são a maneira mais óbvia de saber se um pneu está careca, mas o carro (motocicleta ou caminhão).
Dá aos motoristas outros sinais que são excelentes indicadores de se os pneus estão gastos e, portanto, em condições ideais. puxar.
Os sintomas mais importantes são:
Balançar o volante: tenha cuidado se o carro começar a “lutar” demais para estar sob seu controle, mesmo em ruas ou estradas planas e pavimentadas.
Este é um sinal de que o anel já está careca;
O carro “puxa” para o lado: este sinal se aplica tanto a um pneu não calibrado quanto a uma mistura que começou a ficar careca.
Isso, obviamente, se aplica a carros com alinhamento adequado, pois o desalinhamento é a principal razão pela qual um carro puxa para um determinado lado;
Frenagem lenta ou derrapagem excessiva: Seu carro sempre foi bom em curvas e freadas precisas, mas agora não é?
Sim, caro técnico de dutos, esta é a indicação mais clara de que o pneu já está careca. Hora de olhar mais de perto.
*Fonte de pesquisa: Canaltech