Como utilizar o seu cartão virtual

Anúncios

Ao lado dos cartões de crédito digitais, os cartões de crédito virtuais estão se tornando cada vez mais populares no Brasil.

Empresas como Nubank, Itaú e Banco do Brasil já apostam em tecnologias que prometem aos usuários compras online mais seguras.

Porém, como a solução é mais recente no país, é normal que o público duvide de sua funcionalidade e benefícios.

1. Quais bancos oferecem cartões virtuais no Brasil?

Os cartões virtuais ainda são uma novidade no Brasil ultimamente como produtos de instituições financeiras.

E, portanto, nem todos os bancos oferecem esse serviço. Atualmente, as empresas que trabalham com cartões virtuais são Nubank, Itaú, Banco do Brasil.

Anúncios

Caixa Econômica Federal, Bradesco (para portadores de cartão de crédito Elo), Santander e PayPal.

2. O que é um cartão de crédito virtual?

Em geral, um cartão de crédito virtual é uma forma mais segura de fazer transações online. Desde que ofereçam a tecnologia.

O serviço pode ser solicitado ao seu banco por meio de um aplicativo.

A diferença entre um cartão virtual e um cartão físico é o número de identificação temporário e o código de segurança.

Depois de criado, o usuário tem um certo tempo para utilizá-lo, o que aumenta sua segurança contra fraudes online.

Quando expirar, o cartão virtual não poderá ser utilizado novamente, e caso o usuário queira voltar a comprar online pelo serviço.

Deverá solicitar um novo cartão virtual. Vale ressaltar que o serviço não substitui a versão física e só pode ser utilizado para pagamento online.

Cada banco oferece diferentes funcionalidades e regras quanto ao uso de cartões virtuais. Por exemplo, no Banco Itaú.

O cartão virtual é válido por 48 horas a partir do momento em que é criado e só pode ser usado em uma compra.

Seus limites e faturas são os mesmos do cartão físico ao qual está vinculado. Também pode ser usado para compras em sites brasileiros e estrangeiros.

Além disso, a instituição não recomenda o uso do cartão virtual para compras que exijam a apresentação posterior do cartão.

Para leitura da pista ou etiqueta (como costuma acontecer na compra de um ingresso). Também não é recomendável usar o cartão para adquirir serviços de assinatura.

Pois não é possível apresentar o cartão ou renovar pagamentos em uma única compra.

No Banco do Brasil, o usuário cria um cartão virtual por meio do aplicativo do próprio banco. No entanto, seu uso é um pouco mais flexível: o limite do cartão (desde que não ultrapasse o limite do cartão físico), quanto tempo ficará ativo, quantas transações podem ser feitas e qual será o número máximo pode ser escolhido. para cada. O cartão virtual também pode ser ativado para compras no exterior e as transações são processadas na fatura do cartão principal. O usuário pode desativar o cartão a qualquer momento.

O Nubank oferece um modelo de cartão virtual diferente das instituições tradicionais.

Como a criação de números temporários para cartões virtuais é uma prática burocrática.

O banco decidiu oferecer uma versão do produto com numeração fixa diferente do cartão físico. Na prática, quando um cliente do Nubank deseja solicitar um cartão virtual.

Ele recebe um cartão de crédito diferente do número físico no aplicativo do banco, mas está vinculado a este cartão com limite e fatura.

Caso o cliente precise cancelar seu cartão físico por qualquer motivo, ele conta com uma versão virtual para realizar suas compras.

Como seu número não é temporário, você também pode deixá-lo registrado, por exemplo, em serviços de assinatura ou sites de compras.


*Fonte de pesquisa: Autoral