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À medida que o 3D se tornou mais popular, muitas pessoas rapidamente declararam a morte da animação 2D.
Você não poderia estar mais errado!
Acima de tudo, esse tipo de animação é mais popular e traz técnicas mais interessantes.
Com a evolução das tecnologias e ferramentas de produção de conteúdo visual, muitos artistas e profissionais começaram a pensar que talvez a animação 2D daria lugar de uma vez por todas aos modelos tridimensionais.
Porém, o que vemos hoje é coexistência na animação 2D
Principalmente nos mercados publicitários, onde o valor está na criação de peças que comunicam de forma rápida e eficiente, ainda existe uma forte procura por 2D.
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Então, como você transforma essa paixão em um trabalho?
Para ajudar, estou aqui para listar as técnicas mais utilizadas e valorizadas pelas empresas.
Acompanhe e veja qual se adapta melhor ao seu perfil!
Tradicional quadro a quadro Rotoscopia Pare o movimento Cortar animação e movimento Gráficos em movimento No final do século XIX, o homem descobriu o segredo da imagem em movimento, que logo levou à criação do cinema.
A física por trás disso é muito simples
Quando diversas imagens são mostradas em sequência em alta velocidade, nosso cérebro começa a interpretá-las como sobrepostas, criando a ilusão de movimento na mente.
Logo descobrimos que o mesmo efeito que ocorre nas fotos pode ser repetido nos exemplos.
Então começou a era da animação tradicional.
A técnica é tão antiga que o primeiro filme famoso da história foi criado em 1938 – “Branca de Neve”.
Além disso, os procedimentos utilizados há 100 anos são os mesmos de hoje.
Num animador 2D tradicional, o artista desenha à mão cada quadro da cena sobre um suporte que permite que os desenhos sejam perfeitamente contínuos para cada um.
Foi um grande negócio naquela época.
Se você considerar que a fluidez mínima da animação fica em torno de 12 quadros por segundo, uma cena de um minuto precisa de pelo menos 720 quadros.
Felizmente, os processos melhoraram muito, desde células claras até a movimentação de elementos estáticos até a digitalização completa.
Hoje existem programas de computador que auxiliam em todas as etapas da animação 2D tradicional: desde a concepção, desenho, cor e edição até a edição e efeitos de pós-produção.
A rotoscopia é um método dentro da técnica.
É uma forma de criar movimentos naturais e realistas em uma velocidade de produção muito rápida.
Envolve filmar uma pessoa realizando uma determinada ação e basicamente desenhar em cada quadro da filmagem e depois gravar a vida real em sua animação.
Uma grande técnica
A técnica já era utilizada no longa-metragem “Branca de Neve” e foi utilizada em todos os filmes da Disney até 1990. O que mudou, novamente, foi a praticidade para o profissional de hoje.
Anteriormente era necessário contar com um projetor específico, que expandisse cada quadro da tela de animação.
Hoje em dia basta separar os frames em imagens e trabalhá-los diretamente no software de edição.
O mais interessante é que você pode copiar apenas o que é importante: o movimento.
Roupas, feições, objetos, tudo no cenário pode ser recriado de acordo com sua necessidade.
A animação stop motion não é necessariamente uma técnica 2D, mas pode ser usada maravilhosamente com alguma criatividade.
É uma verdadeira fusão entre a ideia original do cinema e a animação manual.
Nesse estilo, o animador cria uma cena utilizando argila, objetos ou modelos de papel e tecido.
A partir daí, começa um trabalho detalhado e demorado.
A ideia é tirar uma foto da cena, mudar a localização dos elementos móveis em milímetros e tirar a próxima foto. Imagine o sol nascendo.
O processo será uma foto, levantando um pouco o seu sol, a próxima foto.
Quanto mais imagens, mais fluido será o movimento.
Muitos filmes populares de 2000, como “Chicken Run”, usam técnicas de massinha de modelar.
Para animação 2D, você pode usar elementos superficiais e criar um estilo único.
A evolução da tecnologia trouxe para você a possibilidade de usar um computador para realizar técnicas de stop motion.
Afinal, por que mover o braço de um personagem milímetro a milímetro se você pode definir os pontos inicial e final do movimento e pedir ao computador para calcular o resto?
Isto é um movimento para a animação 2D
A palavra vem da palavra portuguesa “entre” ou “entre duas coisas”.
O estilo era popular quando o Flash conquistou a Internet – o primeiro software a tornar essa técnica tão fácil de usar. A animação de recorte é o que facilita o movimento.
Envolve cortar diferentes partes de um recurso ou objeto e ativá-las separadamente.
Fonte de informação: rockcontent.com