Cuidado com o Golpe de Carnaval

Anúncios

Sempre que chegamos a momentos comemorativos ou comemorativos, o momento é um momento de celebração, mas ao mesmo tempo.

Estamos sempre prontos para discussões digitais.

Os cibercriminosos aproveitam esses eventos para tentar induzir as vítimas a roubar dados, dinheiro ou infectar dispositivos com malware.

Nesta semana antes do Carnaval 2023, o WhatsApp está espalhando uma discussão maliciosa afirmando.

Que o Nubank dará aos clientes 500 BRL para aproveitar as festividades.

Anúncios

Assim como outros golpes de phishing que já vimos, a mensagem tem um certo senso de urgência e também traz outras distrações aos usuários.

Como perguntas sobre o suposto desafio.

As vítimas que clicam em um link para responder a uma pesquisa que libera dinheiro são redirecionadas para uma página de domínio russo.

O texto dizia: “Olá, participe do Prêmio Especial de Carnaval do Nubank. Responda corretamente as perguntas abaixo e ganhe até R$ 500,00 em dinheiro!

Restam 242 prêmios. Pergunta 1 de 4: Você é cliente Nubank? SIM NÃO. Pergunta 2 de 4: Onde costuma comprar nossos produtos.

TODOS OS DIAS / TODAS AS SEMANAS / TODOS OS MESES / TODOS OS ANOS Pergunta 3/4:

Qual é a sua faixa etária? 18-29/30-39/40-49/50+ Pergunta 4/4: Você recomendaria Nubank para seus amigos? SIM NÃO”.

Se o usuário usar o link e responder a pesquisa, receberá uma mensagem: “Parabéns, sua resposta foi salva!

Esta é sua chance! Você deve escolher a caixa certa com um presente. Você tem 3 tentativas. Boa sorte!” .

E, finalmente, os golpistas tentam espalhar o golpe pedindo às vítimas que compartilhem o link com outros usuários como prova final para receber o prêmio:

“Ok, parabéns! Você conseguiu! Você ganhou R$ 500 com uma nota de 100! *** REGRAS * * * 5/1 para 5 grupos ou 20 amigos das nossas promoções 2.

Introduza a sua morada e efetue o registo. BOM”.

Nesse caso, fica claro que os criminosos desejam visitar os dados do usuário, copiar links compartilháveis ​​e maliciosos que podem causar estragos nos dispositivos.

Esse tipo de golpe geralmente não causa danos imediatos, mas pode comprometer perfis, contas e dispositivos a médio prazo.


*Fonte de pesquisa: Nubank