Anúncios
Um criminoso está procurando a atriz sul-coreana Park Bo-gum (Date) para fraudar os criadores, influenciadores e fãs culturais do país.
De acordo com o Consulado-Geral da Coreia do Sul (SP) em São Paulo, houve pelo menos sete vítimas nos últimos dois meses.
E apenas uma delas perdeu quase US$ 50.000 em dólares reais para o golpe.
O golpe decorre de seu falso perfil de mídia social fingindo ser uma artista e conversando com os fãs como se ela fosse Park.
De acordo com Rafael Kang, advogado do consulado, os números podem ser ainda maiores porque o total divulgado são apenas reclamações formais;
Anúncios
Segundo ele, o número total pode chegar a centenas de feridos ou tentativas de golpe.
Na luta principal, o pensionista de Ribeirão Preto (SP) chegou a se endividar para fazer seis transferências no valor de cerca de R$ 40 mil.
Quando achava que estava conversando com Park entre fevereiro e julho deste ano.
O criminoso fingiu ser ator e alegou que poderia vir ao Brasil para conhecê-la, mas para isso teve que pagar multa contratual à sua agência;
Daí o pedido de transferência de dinheiro para contas brasileiras.
Os valores poderiam ter sido transferidos por meio de e-mails que ajudaram a autenticar os golpes, mesmo por falsos representantes da empresa em questão.
Em entrevista ao G1, a vítima disse que levou o crédito por dar valor ao suposto jogador e agora não tem o que comer.
O golpista, que também queria fotos íntimas, começou a chantagear a vítima por mais dinheiro.
As ações judiciais levaram a um alerta do consulado sul-coreano pedindo aos fãs da cultura.
Música e produções coreanas que não entrassem em contato com esses perfis. Embora os atores e artistas que chegam ao país não sigam essas abordagens.
O acordo entre o Brasil e o país asiático isenta os cidadãos de taxas de imigração.
Portanto, é recomendável ignorar os detalhes de contato e evitar interagir com perfis falsos sem transferir dinheiro para contas bancárias especificadas.
Além disso, o consulado pede aos fãs que verifiquem com o selo de confirmação em todas as redes sociais se as contas que seguem são de fato oficiais.
E que chamem a polícia em caso de golpes ou tentativas de extorsão.
*Fonte de pesquisa: Canaltech