Google “afronta” a Apple em nova campanha

Anúncios

O Google lançou uma nova campanha publicitária para pressionar a Apple a adotar o padrão RCS para mensagens instantâneas.

“Get the Message” apresenta um pequeno vídeo que destaca a ampla disponibilidade do formato de mensagem.

Entre a maioria das marcas com Android e destaca o descuido da Apple.

As imagens fornecem uma explicação muito simples do que é RCS e como o protocolo pode melhorar o chat online.

Graças ao design do mod, você pode enviar mensagens multimídia, verificar status de leitura e muito mais, serviços concorrentes como WhatsApp e Telegram.

Anúncios

Aparentemente, a referência à distinção das cores dos balões não passou despercebida na campanha.

Meses atrás, as cores dos campos de texto provocaram um debate quando o Wall Street Journal noticiou a complexa rotulagem de “balões verdes”.

Uma paleta usada no iOS para representar as mensagens recebidas no padrão SMS (geralmente enviadas de dispositivos Android).

“Tudo o que a Apple precisa fazer é pensar diferente”, rosna o vídeo promocional, fazendo referência ao antigo slogan da Apple “Pense diferente”.

Merda velha

Há meses, o Google vem tentando fazer com que a Apple adote o protocolo RCS como um dos formatos suportados pelo iMessage, o aplicativo de mensagens padrão do iPhone.

A adição de formatos realmente incentiva a comunicação entre usuários de diferentes plataformas, mas as divergências são mais profundas.

O formato RCS demorou a decolar e sofria de uma alta dependência das operadoras de telefonia – isso criou um certo viés em relação à tecnologia.

Era difícil saber quando o padrão era usado para trocar mensagens, quanto custava e quais eram os benefícios.

A situação começou a mudar em 2019, quando o Google começou a implementar o protocolo.

A partir daí, o alcance do RCS foi significativamente expandido para incluir dispositivos Android. A popularidade do protocolo encorajou a adoção do Google Messages.

O aplicativo de bate-papo e mensagens de texto RCS da própria empresa, que ao mesmo tempo simplifica a comunicação.

No entanto, falta um último obstáculo: a Apple.

O iMessage pode não ser um dos aplicativos mais poderosos do Brasil (onde o WhatsApp domina).

Mas tem uma presença muito importante em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos.

Ficando com a Apple

Mas esse privilégio cria um círculo vicioso, e a Apple sabe disso.

Há uma tendência de que, enquanto o iMessage fornecer uma comunicação simples entre os consumidores da Apple, eles continuarão a comprar novos iPhones.

Conforme mencionado no artigo do Wall Street Journal, um usuário que tenta sair dessa “bolha”.

Pode ficar de fora da maioria das conversas com amigos, professores, colegas e familiares.

Portanto, se a Apple adotasse o padrão RCS, os proprietários de iPhone teriam outra chance de deixar o ecossistema da empresa.

Mesmo que tentassem um telefone Android. Esse movimento não trará lucro direto para o Google, mas a compra de dispositivos Android.

Inevitavelmente aumentará a participação de mercado da empresa nesse segmento.


*Fonte de pesquisa: Canaltech