Anúncios
O Google lançou uma nova campanha publicitária para pressionar a Apple a adotar o padrão RCS para mensagens instantâneas.
“Get the Message” apresenta um pequeno vídeo que destaca a ampla disponibilidade do formato de mensagem.
Entre a maioria das marcas com Android e destaca o descuido da Apple.
As imagens fornecem uma explicação muito simples do que é RCS e como o protocolo pode melhorar o chat online.
Graças ao design do mod, você pode enviar mensagens multimídia, verificar status de leitura e muito mais, serviços concorrentes como WhatsApp e Telegram.
Anúncios
Aparentemente, a referência à distinção das cores dos balões não passou despercebida na campanha.
Meses atrás, as cores dos campos de texto provocaram um debate quando o Wall Street Journal noticiou a complexa rotulagem de “balões verdes”.
Uma paleta usada no iOS para representar as mensagens recebidas no padrão SMS (geralmente enviadas de dispositivos Android).
“Tudo o que a Apple precisa fazer é pensar diferente”, rosna o vídeo promocional, fazendo referência ao antigo slogan da Apple “Pense diferente”.
Merda velha
Há meses, o Google vem tentando fazer com que a Apple adote o protocolo RCS como um dos formatos suportados pelo iMessage, o aplicativo de mensagens padrão do iPhone.
A adição de formatos realmente incentiva a comunicação entre usuários de diferentes plataformas, mas as divergências são mais profundas.
O formato RCS demorou a decolar e sofria de uma alta dependência das operadoras de telefonia – isso criou um certo viés em relação à tecnologia.
Era difícil saber quando o padrão era usado para trocar mensagens, quanto custava e quais eram os benefícios.
A situação começou a mudar em 2019, quando o Google começou a implementar o protocolo.
A partir daí, o alcance do RCS foi significativamente expandido para incluir dispositivos Android. A popularidade do protocolo encorajou a adoção do Google Messages.
O aplicativo de bate-papo e mensagens de texto RCS da própria empresa, que ao mesmo tempo simplifica a comunicação.
No entanto, falta um último obstáculo: a Apple.
O iMessage pode não ser um dos aplicativos mais poderosos do Brasil (onde o WhatsApp domina).
Mas tem uma presença muito importante em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos.
Ficando com a Apple
Mas esse privilégio cria um círculo vicioso, e a Apple sabe disso.
Há uma tendência de que, enquanto o iMessage fornecer uma comunicação simples entre os consumidores da Apple, eles continuarão a comprar novos iPhones.
Conforme mencionado no artigo do Wall Street Journal, um usuário que tenta sair dessa “bolha”.
Pode ficar de fora da maioria das conversas com amigos, professores, colegas e familiares.
Portanto, se a Apple adotasse o padrão RCS, os proprietários de iPhone teriam outra chance de deixar o ecossistema da empresa.
Mesmo que tentassem um telefone Android. Esse movimento não trará lucro direto para o Google, mas a compra de dispositivos Android.
Inevitavelmente aumentará a participação de mercado da empresa nesse segmento.
*Fonte de pesquisa: Canaltech