JUICE é enviada para Júpiter em direção as suas Luas

Anúncios

O voo Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE) foi lançado nesta sexta-feira (14) após ser adiado pela Agência Espacial Europeia (ESA) devido ao mau tempo.

Agora ele embarca em uma jornada de quase oito anos para Júpiter e suas luas para encontrar respostas para perguntas sobre o planeta e suas luas naturais.

O JUICE chegou ao local de lançamento na Guiana Francesa em fevereiro e foi instalado no estágio superior do foguete Ariane 5 em sua “viagem” a Júpiter no início de abril.

Com condições favoráveis ​​de lançamento, o veículo deixou a base do Centro Espacial Guyanais, na Guiana Francesa, na sexta-feira (14), às 9h15 horário do Brasil.

O JUICE deve deixar o estágio superior do foguete em menos de 30 minutos e, após a partida, enviará o primeiro sinal ao centro de controle da missão.

Anúncios

Confirmando a boa comunicação com a espaçonave.

No início da tarde, aproximadamente três horas após o lançamento, o JUICE deveria ter instalado os painéis solares.

Ele implantará suas ferramentas nos próximos 17 dias;

Depois que tudo estiver pronto, os cientistas da missão passam dois meses verificando se tudo está funcionando corretamente.

Se a fase for bem-sucedida, a espaçonave iniciará uma fase de cruzeiro que a levará a Júpiter, chegando ao planeta em dezembro de 2031.

Qual é a missão da JUICE?

JUICE seguirá esta longa jornada até Júpiter para ajudar os cientistas a entender a evolução do planeta e suas luas.

E a possibilidade de que algumas delas possam abrigar vida. Para isso, observará em detalhes Júpiter e suas luas Ganimedes.

Calisto e Europa, selecionadas pelos possíveis oceanos escondidos sob suas crostas.

A ideia não é apenas estudar essas luas, mas caracterizá-las como potenciais habitats para objetos planetários e formas de vida.

Além disso, JUICE estuda o sistema de Júpiter como uma espécie de “modelo” para os sistemas de outros planetas gigantes gasosos do universo.


*Fonte de pesquisa: ESA