Marte se aproxima muito da Terra

Anúncios

Do final de novembro a dezembro, Marte se aproxima mais da próxima década. Mesmo que você não tenha um telescópio em casa.

Ainda pode ver o planeta como um ponto muito brilhante na constelação de Touro-Touro. Com um telescópio em casa, é possível ver algumas feições na superfície de Marte.

O Planeta Vermelho tem metade do tamanho da Terra, e não é fácil avistar nem de perto.

Júpiter, por exemplo, não nos permite ver os detalhes de suas manchas e bandas, mesmo estando muito mais distante;

Isso porque o gigante gasoso é cerca de 11 vezes o tamanho da Terra.

Anúncios

É por isso que os astrônomos anseiam por contrastes – o momento em que o objeto de interesse está completamente oposto ao Sol.

Então, neste caso, a Terra está exatamente entre Marte e o Sol. Como as velocidades dos planetas são diferentes, o ponto de encontro mais próximo é a oposição.

No entanto, as oposições de Marte não têm as mesmas distâncias, pois tanto a Terra quanto o Planeta Vermelho têm órbitas elípticas.

Fazendo com que as abordagens variem muito. Por exemplo, em 2018 Marte estava a apenas 57,58 milhões de quilômetros da Terra.

Enquanto em 2020 estava a 62,06 milhões de quilômetros de distância.

Como observar a aproximação de Marte em 2022

Este ano, a oposição não tem uma abordagem recorde, mas chega perto.

Na noite entre 30 de março e 1º de dezembro, Marte está a aproximadamente 81,43 milhões de quilômetros da Terra, medidos de centro a centro.

Oito dias depois, em 8 de dezembro, Marte atingirá a oposição do Sol a uma distância um pouco maior, mas ainda com excelente visibilidade.

Presumivelmente, um telescópio de alta qualidade com uma abertura de 127 mm seria suficiente para observar Marte com algumas de suas características de superfície.

Além disso, o planeta está perto das estrelas Aldebaran e Betelgeuse, e as Plêiades estão na extrema esquerda, proporcionando uma visão incrível a olho nu.

A olho nu, mesmo observadores inexperientes sem instrumentos podem ver um extraordinário brilho avermelhado no céu entre 21 de novembro e 10 de dezembro.

Inclusive em 8 de dezembro, a lua cheia passa bem perto de Marte e atrai a atenção de todos que olham para cima.

Se quiser aproveitar a oportunidade, marque a data em seu calendário, pois tal convergência não acontecerá até 2031.


*Fonte de pesquisa: Canaltech