Microsoft Edge vai matar o Explorer em fevereiro

Anúncios

A Microsoft confirmou recentemente que o Internet Explorer 11 será desativado permanentemente em PCs com Windows 10.

A empresa dará mais um passo no descomissionamento do navegador clássico em fevereiro, seguindo o programa anunciado anteriormente.

A empresa trabalha há muito tempo para desabilitar o Internet Explorer e está lidando com esse problema com muita sensibilidade, talvez para irritar os consumidores.

Em junho deste ano, o suporte do programa havia terminado oficialmente e foi finalmente removido do computador por meio do Windows Update.

“O aplicativo de desktop Internet Explorer 11 (IE11) sem suporte está programado para ser desativado permanentemente em versões selecionadas de dispositivos Windows 10.

Anúncios

Em 14 de fevereiro de 2023 por meio de uma atualização do Microsoft Edge, não por meio de uma atualização do Windows como relatado anteriormente”, disse a Microsoft.

A diferença, porém, é que o navegador não é desabilitado por uma atualização planejada do sistema, mas sim por uma atualização de seu sucessor, o Microsoft Edge.

A diferença no processo não deve afetar o resultado de forma alguma.

As recomendações da empresa para desativar o Internet Explorer são as mesmas:

Os administradores de TI devem desreferenciar o navegador e mudar para o Microsoft Edge (em modo de compatibilidade, se necessário).

E adaptar os programas para interagir com o programa mais recente.

Aposentadoria lenta

O Internet Explorer está desativado há algum tempo. Ao longo dos anos, a Microsoft substituiu o navegador por seu sucessor.

Fazendo mudanças sutis para desligar o usuário ou com avisos mais rígidos, como anunciar o fim do suporte.

Por exemplo, em 2020, o Internet Explorer começou a abrir automaticamente o Microsoft Edge ao abrir sites incompatíveis com sua estrutura arcaica.

A lista incluía nomes de domínio de serviços como Facebook, Instagram, Drive, Twitter e até o próprio Teams da empresa.

O Internet Explorer ainda funciona (para alguns)

No entanto, essa fase de abandono do IE11 por parte da Microsoft não será a última:

A empresa mantém suporte ativo ao programa em algumas versões do sistema operacional, como Windows 7 ESU, Windows 8.1 e Windows 10 LTSC e Server.

Atenção será dada ao programa até que o suporte para esses sistemas operacionais termine.


*Fonte de pesquisa: Autoral