O que é o bicho laranja do FireFox?

Anúncios

Qual é o bicho na logo do Firefox? A resposta pode ser óbvia quando você olha o logotipo do aplicativo, que obviamente é uma raposa que abraça o mundo.

O nome de um dos navegadores mais populares da atualidade e concorrente do Google Chrome diz o contrário e faz referência ao panda vermelho, nativo das florestas do Himalaia e da China.

Panda vermelho ou raposa?

O que torna esta história ainda mais interessante é que a Mozilla, desenvolvedora do navegador de código aberto, oferece suporte a ambas as opções.

Em uma postagem de 2014 no fórum da organização, um moderador oficial chamado Philip abordou um problema que persiste até hoje:

O logotipo do Firefox mostra uma raposa, mas o panda vermelho também é o “mascote fofo” do software.

Anúncios

Mas a raposa está presente no ícone do navegador desde o seu lançamento em 2004.

Ao longo dos anos, sofreu alterações estilísticas para criar mais detalhes ou cores mais consistentes;

A última atualização do logotipo foi feita em 2019 e ainda está visível. Nos PCs e smartphones dos usuários de hoje.

Aliás, merece mais curiosidade. O navegador criado pela Mozilla chamava-se Phoenix ou Firebird antes de ser chamado de Firefox, e o ícone evoca o animal correspondente.

A identidade atual nasceu com a inauguração do navegador e do logotipo desenhado pelo designer John Hicks, que permanece até hoje.

firefox:

Embora o ícone oficial do navegador mostre uma espécie de raposa mais famosa, seu nome é uma tradução literal da nomenclatura chamada panda vermelho.

A única espécie extinta da família Ailuridae é o mamífero ruivo;

No entanto, está ameaçado porque o seu habitat está a ser destruído pela expansão humana focada na pecuária e na agricultura.

Desse modo o comprimento médio do panda vermelho é de 62 cm e também é encontrado em países como Butão, China, Índia, Coreia do Sul, Mianmar e Nepal.

Vivem principalmente nas copas das árvores, pois descem de lá quando precisam encontrar comida, se movimentar ou fugir de predadores.

Aliás quem já viu o filme de animação Red: Growing is a Beast sabe muito bem disso.

O fascinante mundo do Orange Critter do Firefox: uma jornada de descoberta tecnológica

No vasto universo da tecnologia, existem poucos ícones tão reconhecíveis quanto a famosa criatura laranja do Firefox. Presente como símbolo do navegador Firefox, este animalzinho emocionante representa muito mais do que apenas um navegador.

Portanto ele personifica uma comunidade global de desenvolvedores e usuários comprometidos com a liberdade, privacidade e inovação na Internet.

Origem e Significado

A criatura laranja do Firefox tem suas raízes na mitologia da Mozilla Foundation, a organização sem fins lucrativos por trás do navegador Firefox.

Sendo assim, foi Inspirado no nome original do navegador, “Phoenix”, o animal foi desenhado como uma raposa de fogo, representando velocidade, agilidade e capacidade de navegar livremente na web.

Evolução e identidade visual

 Ao longo dos anos, a fera laranja do Firefox passou por diversas iterações de design, refletindo mudanças na identidade visual e na funcionalidade do navegador.

Aliás desde a sua criação, transformou-se numa figura estilizada e moderna, mantendo a sua essência ao mesmo tempo que se adapta às tendências e exigências do mundo digital em constante evolução.

Comunidade e valores

 Além de ser um ícone visualmente atraente, a criatura laranja do Firefox representa os valores fundamentais da comunidade Mozilla: abertura, segurança, privacidade e liberdade na internet.

Portanto esses valores se refletem não apenas no navegador Firefox, mas em diversos projetos e iniciativas desenvolvidos pela comunidade Mozilla ao redor do mundo.

Conclusão

Em última análise, a criatura laranja do Firefox transcende sua função como um simples logotipo de navegador. Incorpora uma visão partilhada de um mundo digital mais seguro, mais inclusivo e acessível para todos.

Por fim á medida que continuamos a explorar os limites da tecnologia, o rastreamento laranja do Firefox será um lembrete visual do compromisso da comunidade Mozilla em capacitar os usuários e defender os valores fundamentais da web aberta.


*Fonte de pesquisa: FireFox