Anúncios
Se você acompanha a Networks e provavelmente já sabe: o Telegram está suspenso por ordem judicial no Brasil desde quarta-feira (26).
No entanto, não é possível enviar ou receber mensagens através da plataforma através de um telemóvel ou computador.
A situação surpreendeu muitos brasileiros, cujas conversas (pessoais e de negócios) interromperam o julgamento sigiloso.
Para esclarecer, CT explica o que aconteceu com o blog do Telegram e quando (ou se) o app deve voltar a funcionar no Brasil.
5. Por que o Telegram está bloqueado no Brasil?
Em 20 de abril, a Justiça Federal do Espírito Santo intimou o Telegram a entregar informações sobre grupos neonazistas suspeitos de envolvimento em ataques a escolas.
Anúncios
A informação é importante para a investigação em curso pela Polícia Federal sobre os recentes incidentes de violência em escolas.
Incluindo os ocorridos em São Paulo (SP) em março e Blumenau (SC) em abril. A pesquisa revelou que os grupos usam o mensageiro para se organizar.
Incitar a violência e recrutar mais membros (geralmente crianças e jovens).
4. Quais informações o Telegram não forneceu à PF?
Não se sabe exatamente qual dessas informações o Telegram não entregou às autoridades. Alguns dos grupos solicitados já foram excluídos.
E você precisará do número de telefone do administrador para localizá-los.
Mas a decisão, assinada pelo juiz federal Wellington Lopes da Silva, exigia que a empresa fornecesse ao tribunal as seguintes informações sobre os suspeitos:
3. Você ainda pode usar o Telegram?
Como o bloco é regional (somente Brasil), ainda é possível acessá-lo com VPN. Essa ferramenta permite contornar bloqueios de região simulando o acesso de outro país.
Para Prado, ativar uma VPN para usar o Telegram não é ilegal. “Não há barreiras legais claras para o uso de VPN e nenhuma base legal para punir os usuários”, explica ele.
2. Quando o Telegam voltará a funcionar?
Não foi estipulado prazo para a devolução.
“O bloqueio deve continuar até que a decisão do tribunal seja anulada após uma possível revisão do juiz que proferiu a decisão.
Ou se o Telegram conseguir recorrer aos tribunais superiores”, disse o advogado.
1. O Telegram pode sair do Brasil?
A volta do Telegram do Brasil não é uma garantia, nem mesmo para o Telegram, e a plataforma parece disposta a deixar o país.
“Quando as leis locais entram em conflito com essa missão [de proteger a privacidade e a liberdade de expressão], às vezes temos que sair desses mercados”, disse o CEO em seu canal. disse.
*Fonte de pesquisa: autoral