Anúncios
Quando falamos em dinossauros, em muitos casos, a primeira referência que temos são os animais enormes, ferozes e velozes e um desses é o Velociraptor.
Essas representações são baseadas em filmes como Jurassic Park: Jurassic Park. Mas até que ponto isso é verdade?
Como saber se um velociraptor é tão rápido e inteligente quanto nos filmes?
Segundo Sergio Díaz da Silva, coordenador do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA/UFSM).
Os restos encontrados fornecem muitas informações que podem ser confirmadas por métodos diagnósticos sobre a velocidade ou inteligência do animal.
Anúncios
“O tamanho do crânio e o tamanho estimado da cavidade podem indicar o nível de desenvolvimento do cérebro”.
Segundo artigo publicado na revista Acta Palaentologica Polonica, o crânio do Velociraptor era relativamente grande, medindo 23 centímetros de comprimento.
O nariz é longo, estreito e raso, constituindo cerca de 60% do comprimento do crânio.
A afirmação foi feita em 1999 por Rinchen Barsbold, da Academia de Ciências da Mongólia, e Halzka Osmolska, do Instituto de Paleobiologia da Polónia.
Velociraptor – seu nome vem das palavras latinas velox, que significa “rápido” e raptor “ladrão” ou “ladrão” – em 1923 no deserto de Gobi, Mongólia Exterior, Museu Americano de História Natural.
Fósseis de alta qualidade de um Velociraptor
Desde então, vários fósseis de alta qualidade foram encontrados, e duas espécies são conhecidas: Velociraptor mongoliensis, a espécie-tipo.
Velociraptor osmolskae, encontrado na Mongólia Interior da China e descrito em 2008.
Como outros membros de sua família, os Dromaeosauridae, o Velociraptor era um carnívoro ágil, semelhante a um pássaro.
Com grandes mãos de três dedos, cauda longa e uma garra em formato de doença no segundo dedo de cada pé.
Há 75 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior, ela percorria um habitat arenoso e árido semelhante ao que hoje é o deserto de Gobi.
Uma diferença óbvia entre a encarnação do Velociraptor no Jurassic Park e o animal real é que este último era muito menor, medindo até dois metros de comprimento e mal alcançando a cintura de um adulto.
Mas não é só isso: em 2007, foi revelado que o verdadeiro Velociraptor tinha penas!
Um antebraço mostra uma série de tufos de penas levantados, descendo do Velociraptor, com quatorze penas em cada braço e quase certamente penas cobrindo outras partes do corpo.
O Velociraptor certamente não podia voar, então as penas teriam ajudado na exibição ou na inclinação.
Então, quando em Jurassic Park, o garotinho digestivo de Alan Grant descreveu o Velociraptor como um “peru de quase dois metros”, ele não estava longe da verdade.
O pai mais velho do Velociraptor, Deinonychus, é uma combinação melhor para os “raptores” fictícios em tamanho e habitat americano.
Seus parentes
O romance original de Michael Crichton parece usar “velociraptor” da mesma forma que tecnicamente os paleontólogos “velociraptorine” para agrupar o Velociraptor e seus parentes próximos (os paleontólogos discordam sobre o quanto Dinoychus pertence a este grupo).
Língua ligeiramente melhor que Deinonicus. Pequenos animais como lagartos e lagartos que compartilhavam seu habitat eram um lanche bem-vindo para o Velociraptor – mas será que algo maior foi atrás?
Três fósseis em particular nos deram mais conhecimento sobre os hábitos alimentares do Velociraptor do que a maioria dos outros dinossauros terópodes.
O primeiro e mais famoso fóssil de “Dinossauros Lutadores” foi descoberto em 1971.
Um velociraptor capturado e morto com um protoraptor de tamanho semelhante.
Aparentemente, os dois animais lutaram furiosamente antes de serem enterrados na areia sem aviso prévio.
O Protoraptor agarra o braço direito do velociraptor com o bico, enquanto o velociraptor agarra a cabeça do oponente com a mão esquerda e levanta uma de suas garras até a garganta.
Nem todos concordam que se tratou de um conflito entre predador e presa – mas outro fóssil descrito em 2010 fornece evidências de que o Velociraptor é um Protoceratops: um dinossauro que se acredita ser um Protoceratops, com marcas de dentes semelhantes às do Velociraptor.
No entanto, a tradição sugere que a carne de melhor qualidade é preferida, já que muitas vezes se pensa que o Velociraptor se alimenta de carniça.
Conclusão
Além disso, um artigo de 2012 descreve um velociraptor subadulto que comia ossos de pterossauro. O pterossauro em questão teria sido enorme se estivesse vivo, por isso também se pensa que isto seja o resultado de um arranhão.
No ano Em um documentário da BBC de 2005, The Truth About Killer Dinosaurs, fez experiências para ver se as famosas garras falsas do Velociraptor poderiam ter matado um grande predador, como se acredita popularmente.
O prego do pé mecânico é usado para cortar carne de porco, mas não consegue penetrar completamente na carne.
O documentário conclui que as garras foram a verdadeira arma usada para matar cortando a garganta, como pode ser visto no já citado fóssil “Fighting Dinosaurs”.
E o raptor caçava em matilhas?
Não sabemos: os fósseis de Deinonychus podem não ter sido encontrados juntos em uma matilha, mas na Enciclopédia Dinossauros, o paleontólogo Thomas R.
Holtz Jr.sugere que a caça em matilha pode não ter sido uma estratégia importante para o raptor.
Um deserto onde não há muitas presas.
Quanto à inteligência, é difícil julgar pelos ossos, mas saber fazer maçanetas — se é que havia portas para abrir no Cretáceo Superior — provavelmente estava além do cérebro do raptor.
Portanto, se você viajar de volta para ver os velociraptores, poderá encontrar uma criatura solitária emplumada do tamanho de um golden retriever.
Talvez seja melhor não chamar a atenção deles desnecessariamente.
Fonte de informação: aminoapps.com