Os mascotes da SEGA antes do Sonic

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Quando dizemos “SEGA” associamos à loja: Sonic The Hedgehog.

Ao contrário de muitas séries, Azulão pretendia ser um grande sucesso desde o início e, felizmente, foi popularmente aceito e é uma das séries mais fortes do mundo dos jogos.

Porém, antes da chegada do homem azul, havia outros personagens que representavam a empresa.

Embora não oficialmente, o primeiro personagem a ser considerado mascote da empresa foi um coelho antropomórfico chamado “Professor Asobin”.

Constava em todos os manuais do jogo do SG-1000, protótipo do Master System que era limitado aos japoneses.

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No ano No ano seguinte, o Professor Asobin foi substituído por um tempo pelo “Dr. Gems”, que tinha objetivos semelhantes, mas tinha características humanas.

Porém, ele só apareceu no manual por alguns meses e, mais tarde, a SEGA voltou com o coelho, provavelmente porque o público o considerava mais carismático.

O primeiro mascote oficial da empresa surgiu em 1986 e se chamava “Opa-Opa”, personagem principal dos jogos Fantasy Zone.

Afinal a ideia era “usar” o nome da empresa e ter um personagem que remetesse imediatamente ao nome SEGA.

Embora o jogo tenha feito sucesso nos arcades com seus gráficos coloridos e jogabilidade bem elaborada, a máscara em si não foi considerada “forte o suficiente” para representar a marca.

Poucos meses depois, ele foi substituído por um homem muito conhecido por nós, brasileiros: Alex Kidd.

O jogo Alex the Kid in the Marvelous World iniciou seu desenvolvimento em 2011.

Durante o desenvolvimento no Japão, a licença expirou e a SEGA não conseguiu renová-la, o projeto precisou de uma atualização para ter os personagens originais.

Conto histórico para o Sonic

Tanto Dragon Ball quanto Alex Kidd são baseados no conto histórico chinês “Journey to the West”.

Lançado para Master System em novembro de 1986, Alex Kidd no País das Maravilhas foi um sucesso de público e crítica, recebendo ótimas críticas das revistas de videogame da época.

Os principais elogios foram para os gráficos, que foram considerados excelentes para o professor, o caráter do personagem principal e o desafio foi considerado “na medida certa”.

O jogo foi um sucesso comercial e teve algumas sequências.

Curiosamente, cada jogo que apresenta o personagem é bem diferente dos demais, com exceção de “Enchanted Castle”.

Lançado em 1989 para o Mega Drive, que é considerado uma sequência direta de “Wonderland”.

Embora o personagem e os jogos tenham feito relativamente sucesso, o presidente da SEGA do Japão na época, Hayao Nakayama.

Afinal acreditava que o personagem era “muito parecido” com Mario e não era forte o suficiente para representar o nome, precisando ser substituído.

E personagem.

Foi então que o mascote principal da empresa, Sonic the Hedgehog, foi desenvolvido.

“Toejam & Earl” eram considerados a elite da empresa, mas foram rejeitados por Nakayama por serem “muito americanos” e ele queria um personagem com apelo mais universal.

Sonic não é apenas o personagem mais famoso a aparecer no Mega Drive, é impossível falar de um jogo da Sega 16 bits sem mencioná-lo.

O Ouriço Azul ficou tão famoso na época que um brinquedo gigante apareceu na Parada do Dia de Ação de Graças nos EUA.

Estudos mostraram que ele é mais famoso e popular entre as crianças do que o Mickey Mouse da Disney.

O verdadeiro mascote

Ele e seus colegas, Tails and Wrists, especialmente Tails, tocaram muitas vidas.

E o inimigo Doutor Ivo Robotnik (como era conhecido na época) é um dos vilões mais famosos dos games, cheio de caráter e charme.

Afinal Alex the Kid pode ser considerado o mascote da Sega antes do Sonic.

Durante o Master System, console anterior ao Mega Drive, fez muito sucesso.

Infelizmente, a Sega abandonou-o com o tempo, concentrando-se mais no Sonic.

Alex apareceu apenas em um jogo no Mega Drive, mas depois ainda apareceu no Master System.

Criados em uma competição interna para criar o mascote da Sega (onde Sonic foi escolhido).

Tojam e Earl são dois alienígenas que pousam na Terra e devem recuperar partes de sua nave para retornar ao seu planeta, Funkoton.

Eles são loucos e cheios de personalidade e fãs do funk americano.

Eu diria que ambos são produtos de sua época, mas isso não diminui a atemporalidade de seus designs.

Vectorman é frequentemente considerado a resposta da Sega a Donkey Kong Country.

Não sei até que ponto isso é verdade, mas o ‘Wall-E’ da Sega definitivamente não é o único.

Viman exibe todo o seu charme e personalidade no jogo através de seu comportamento e movimento, cativando o público no processo.


Fonte de informação: drivemega.wordpress.com