Parece que a Terra ficará sem oxigênio mais rápido

Anúncios

O oxigênio no planeta Terra pode parecer uma merda, como sempre foi e sempre será quando o ar ao nosso redor puder ser respirado.

Isso não poderia estar mais longe da verdade, já que nossa casa já foi preenchida com metano e um dia ficará sem oxigênio novamente.

Leva bilhões de anos, mas estudos mostram que isso acontece mais rápido do que pensamos.

Há cerca de 2,4 bilhões de anos, a Terra passou pelo Grande Evento de Oxigenação (GEO).

Que a transformou em gás. Muito provavelmente, o recurso não é persistente em planetas habitáveis, o que afeta a busca por esse tipo de corpo celeste no universo.

Anúncios

O que acontecerá na Terra no futuro?

Usando simulações de computador, os cientistas mostraram que a oxidação da atmosfera a níveis arqueanos (4-2,5 bilhões de anos atrás).

Aconteceria rapidamente e foi desencadeada, como antes, pela generalização do clima da Terra por meio do efeito estufa.

da perda maciça de água superficial atmosférica.

A essa altura, será o fim da linha para nós humanos e outras formas de vida que precisam de oxigênio para sobreviver.

Com bilhões de anos pela frente, provavelmente encontraremos soluções para melhorar nosso relacionamento ou sair daqui enquanto ainda há tempo.

Para as simulações, os pesquisadores modelaram a biosfera da Terra em detalhes.

Incluindo fatores como luz solar mais intensa e menores concentrações de dióxido de carbono, que reduzem a fotossíntese das plantas.

Calculamos anteriormente que o aumento da radiação solar acabaria por destruir os oceanos em cerca de 2 bilhões de anos.

Mas o modelo atual, baseado em menos de 400.000 simulações, prevê uma queda acentuada nos níveis de oxigênio antes mesmo desse evento.

Procurando outros planetas

Isso afeta a busca por outros planetas habitáveis, pois os cientistas querem saber o que procurar ao escanear o céu noturno.

Como o oxigênio pode não ser um recurso tão abundante ou necessário para a vida, outras assinaturas biológicas provavelmente serão procuradas.

Por exemplo, estima-se que apenas 20-30% de sua existência no planeta Terra seja rica em gás. Sem ela, teríamos deixado vida microbiana aqui.

Depois de perder o oxigênio, o que resta é uma alta concentração de metano, uma baixa concentração de dióxido de carbono e nenhuma camada de ozônio ao redor da atmosfera.

Os habitantes do planeta são provavelmente uma mistura de formas de vida anaeróbicas.

E essas espécies têm seus próprios desafios evolutivos e bilhões de anos restantes na Terra antes que ela desapareça.


*Fonte de pesquisa: Nature Geoscience