Anúncios
Nem é preciso prestar muita atenção ao dirigir pela rua ou não perceber que a maioria dos carros que circulam no Brasil são em sua maioria tricolores:
Branco, preto ou prata e por que isso está acontecendo? É apenas uma questão de gosto do consumidor?
Segundo o último relatório da PPG, que atua no mercado mundial de tintas automotivas há 135 anos e no Brasil há quase 50 anos.
O carro é quase sempre branco, prata ou preto, não só no Brasil, mas em toda a região que inclui a América do Sul.
A PPG publicou um estudo mostrando que cerca de 40% de todos os carros produzidos são brancos, 17% prateados e 14% pretos.
Anúncios
Se somarmos ao bolo a quantidade de carros fabricados em tons de cinza (16%) e um total de 33%, a participação dos carros prateados pode ser ainda maior.
Por que há mais carros brancos, prateados ou pretos?
Aliás, o gosto por tonalidades mais “sóbrias” pode até ter um pequeno papel na explicação deste fenómeno.
Mas existem outras razões para a “invasão” dos carros brancos, prateados ou pretos no país, que vão muito para além da simples escolha ou mais carros, uma cor diferente.
Veja abaixo os principais motivos que explicam essa quase “obsessão” por cores mais simples no Brasil.
Além disso, os três primeiros estão conectados porque, em última análise, um justifica a existência do outro.
Preço de produção/venda
Segundo Luis Strambi Farina, especialista em cores da PPG, a primeira coisa que leva o consumidor brasileiro a escolher um carro branco, preto ou prata é o preço.
Como o branco, o preto ou o prata fazem parte da chamada paleta monocromática, eles reduzem os custos de produção para as montadoras.
E acabam chegando ao consumidor com um preço menor.
Fácil revenda
A popularidade do carro nas cores branco, preto ou cinza também se explica pela facilidade de venda dessas tonalidades.
É muito raro encontrar alguém que não goste desses tons de carros, mas a não ser que sejam carros superesportivos.
Ou caminhões gigantes, não é fácil conseguir que alguém compre modelos em cores como laranja, amarelo ou verde limão. . caminhões.
Oferta maior
Um carro mais barato e fácil de vender também tem uma oferta maior no mercado.
E esse terceiro ponto, que dá ao consumidor brasileiro o direito de escolher branco, prata ou preto, entra em um loop infinito com os dois primeiros motivos da nossa lista.
Senso comum
Um carro branco, preto ou prateado, por mais bonito que seja o design, também é glorioso.
E este é outro fator que justifica a escolha primária de muitos consumidores por esta configuração.
Não é de admirar que os líderes raramente escolham vermelho, azul ou outras cores além do triângulo sólido mencionado anteriormente.
Afinal, para quem quer passar despercebido, nada melhor do que um carro que se confunde com a multidão.
*Fonte de pesquisa: autoral