Primeiro eletroposto fazendo recargas rápidas

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A Raizen, parte do Grupo Shell, anunciou a primeiro eletroposto do Brasil. A única fonte de carros elétricos é o Bairro do Limão.

Na zona norte da cidade de São Paulo, que promete carregamento rápido em média de 35 minutos, dependendo do modelo.

Portanto segundo a empresa, este é o primeiro dos 35 postos de recarga a serem implantados no Brasil em março de 2023.

E a maioria absoluta será voltada para a região sudeste, onde a demanda por carros elétricos é maior.

No entanto, é cobrada uma taxa inédita pela utilização do serviço ao carregar carros elétricos no país.

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Dessa maneira usar uma estação de carregamento no modo de carregamento ultrarrápido, ou seja, com um carregador de 150 kWh, custa R$ 1,95/kWh.

Por exemplo, se você tem um carro elétrico como o Nissan Leaf com bateria de 40 kWh, o reabastecimento leva apenas 35 minutos e será cobrado R$ 78.

Raizen diz que o valor gasto com isso é 50% menor do que o reabastecimento de um veículo convencional.

Claro, depende muito do modelo, mas com um carro como o Nissan Leaf e um alcance de quase 300 km, isso é totalmente possível.

Como funciona a usina?

Para usar um posto Shell em São Paulo, primeiro é preciso baixar o aplicativo Tupinambá, que já está disponível para iOS e Android.

Ao registrar seu cartão de crédito, você será cobrado automaticamente assim que usar o carregador pelo tempo que precisar. Tudo é feito com muita facilidade.

Onde fica a usina em São Paulo?

A primeira usina do Brasil está localizada no bairro de Limão, em São Paulo, na Avenida Prof. Localizado em Celestino Bourroul.

Desse modo as estações de carregamento rápido estarão sendo instalações projetadas para fornecer energia elétrica de alta potência para veículos elétricos (VEs) em um curto período de tempo.

Aqui está um resumo de como esses sites eletrônicos funcionam:

1. Fonte de alta potência:

Primeiramente as estações de recarga rápida que geralmente conectadas a uma fonte de alimentação elétrica de alta potência fornecida pela rede elétrica de média ou alta tensão.

Aliás isso lhes permite fornecer quantidades significativas de energia aos veículos elétricos em um curto período de tempo.

2. Carregadores de alta potência:

As estações de recarga instantânea estarão sendo equipadas com carregadores de alta potência, que são capazes de converter a energia elétrica da fonte de alimentação em uma corrente elétrica adequada para a bateria do veículo elétrico.

Portanto esses carregadores são capazes de fornecer significativamente mais energia do que os carregadores domésticos ou de nível 2.

3. Conexões de carregamento rápido:

As estações de carregamento rápido geralmente possuem conexões de carregamento específicas, como CHAdeMO, CCS (Integrated Charging System) ou Tesla Supercharger, dependendo do fabricante do veículo elétrico e do padrão de carregamento utilizado. Os condutores ligam os seus veículos elétricos às estações de carregamento através dos respetivos cabos de carregamento.

4. Resfriamento Eficiente:

Em primeiro lugar devido à alta potência envolvida na recarga rápida, as estações de carregamento geralmente possuem sistemas de resfriamento eficientes para dissipar o calor gerado durante o processo de carregamento.

Isto ajuda a manter os componentes eletrônicos em carregadores e pontos de energia dentro de uma faixa de temperatura segura e garante uma operação confiável.

5. Monitoramento e controle remotos:

Em primeiro lugar a maioria das estações de carregamento rápido estarão sendo equipadas com sistemas de monitoramento e controle remotos.

Que permitem aos operadores monitorar o status do carregamento, diagnosticar problemas remotamente e ajustar as configurações conforme necessário.

Isso ajuda a garantir uma operação confiável e a minimizar o tempo de inatividade.

No geral, as estações de carregamento rápido estarão sendo projetadas para fornecer uma solução conveniente e eficiente para carregar veículos elétricos durante viagens longas ou quando é necessária uma recarga rápida.

Finalmente desempenham um papel importante na infraestrutura de carregamento de VE e contribuem para a popularização e utilização de veículos elétricos.


*Fonte de pesquisa: canaltech