Anúncios
No sul do Peru, o Vale Ucayl fica muito próximo das montanhas de Andaman e Piemonte e do petróleo.
Em meados da década de 1980, foram criados petróleo e meia dúzia de pequenos poços de produção perto da cidade de Agutia.
Kamiya está localizada no extremo sul da bacia de Ukayali, uma área única onde a combinação de várias zonas de impulso e anéis criou uma grande armadilha geológica de gás natural e água associada, esta última molecular.
A gasolina é uma fonte de energia muito importante.
Em 2020, foram perfurados 32 poços produtores em três campos (blocos 56, 57, 88).
Anúncios
Os poços de petróleo são operados por um consórcio
Cassia liderado pela Pulpetrol, que perdeu sua licença (e obrigações ambientais) no norte do Peru.
O contrato Kemia 4 (Lote 58) da China National Petroleum Corporation (CNPC) foi suspenso enquanto se aguarda uma avaliação dos impactos e desafios ambientais que podem impedir o investimento nas reservas de hidrocarbonetos da China.
O poço Camia se conecta à planta de produção da Transportadora de Gas del Peru (TGP), que separa a água do gás natural antes de instalar dois gasodutos paralelos.
Cerca de 60% do gás natural é consumido internamente e o restante é exportado como gás natural liquefeito (GNL).
Até 2020, Kamiya produzirá 619 mil milhões de metros cúbicos (17,5 mil milhões) de gás natural e 37 milhões de barris de petróleo, num total de 2,8 mil milhões de barris de petróleo.
Arrecadou mais de US$ 460 milhões em fundos federais e cerca de 50% foram para governos estaduais e locais.
Entre 2012 e 2022, o condado de Cusco e seus condados receberam aproximadamente US$ 1,7 bilhão por meio do Programa de Capital de Receita.
O centro de exportação de Cusco beneficia de 1.681 empregos diretos em Pisco e 30.000 empregos indiretos na região de Lima, o maior mercado de gás natural.
Minimizou a falência de muitas hidrelétricas que foram abandonadas por não serem economicamente competitivas com o gás natural.
O desenvolvimento de hidrocarbonetos na região tropical de Cusco sofre oposição de grupos tradicionais e ambientalistas porque os campos de gás estão localizados em áreas densamente povoadas e isoladas.
Conclusão
Afinal a necessidade de garantir a presença e o desenvolvimento da tribo Kamisiya forçou o governo a alterar o estatuto da tribo Kuga-Pakori Nahua Nainati para melhorar a proteção legal.
No entanto, o projecto tornou-se controverso porque nem o Peru nem os seus trabalhadores respeitaram a lei do Consentimento Livre.
Prévio e Informado (CLPI) durante a construção do gasoduto.
Problemas de CLPI interromperam o progresso do voo 58, que continha 2,3 mil milhões de metros cúbicos de ar extra.
Afinal a baixa capacidade dos gasodutos é um problema sério quando os modernos gasodutos de gás natural (TGP) operam em longas distâncias.
Um segundo gasoduto (Gasoducto del Sur) foi construído entre 2010 e 2016.
Afinal aumentando significativamente as exportações do Peru e conectando a região sul à rede gás-eletricidade.
No entanto, a construção do gasoduto foi interrompida em 2017, quando o empreiteiro principal, Odebrecht SA, se envolveu no escândalo Lava Jato.
Levou ao colapso do gasoduto e ao impeachment de dois presidentes peruanos.
O projeto estava 35% concluído quando a construção foi interrompida devido a uma falência no Peru envolvendo a maior parte dos materiais (tubos de aço).
Afinal a alta dos preços do gás natural até 2022 impulsionou os esforços dos gestores para a conclusão do projeto do Sistema Integrado de Transporte de Gás do Sul (SIT Gás).
Afinal a construção do gasoduto pode ser financiada pelo proprietário do lote nº. 58 (CNPC).
No entanto, a inevitável baixa pressão na região está a pressionar o gasoduto TGP existente na região.
Fonte de informação: brasil.mongabay.com