Qual o limite de velocidade no Brasil?

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Exceder o limite de velocidade é uma infração de trânsito punível nos termos do artigo 218 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Por isso, é importante entender os limites de velocidade nas estradas e rodovias.

E por que eles são tão diferentes em diferentes partes do Brasil para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros.

Antes de explicar por que existem tantas diferenças entre os limites de velocidade (e quais são) nas rodovias que cortam o Brasil.

É importante ressaltar que o desrespeito a esses limites pode resultar na perda da CNH do motorista nacional. . Licença.

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De acordo com o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro.

A ultrapassagem do limite de velocidade no Brasil é dividida em três categorias diferentes:

Ofensa moderada: Quando um motorista é pego por um radar ou agente de trânsito dirigindo 20% acima do limite de velocidade.

Neste caso, multa de R$ 130,16, além da perda de 4 pontos na carteira de habilitação;

Violação Grave: Ocorre quando o motorista está dirigindo 20-50% acima do limite de velocidade legal.

A penalidade é de 195,23 BRL e 5 pontos serão adicionados à carteira.

Violação muito grave: Se um carro for pego dirigindo mais de 50% do limite de velocidade, uma multa de 880,41 lei é aplicada.

E 7 pontos são adicionados à carteira de motorista.

Dependendo da velocidade medida, a carta de condução do infractor pode ser revogada, independentemente do número de pontos que tenha acumulado anteriormente.

O período de suspensão varia de 2 a 8 meses.

Como são determinados os limites de velocidade?

Como as autoridades rodoviárias concordam com os limites de velocidade? Foi estabelecido com base em muitos estudos, principalmente considerando a física.

Os parâmetros mais importantes para definir os limites de velocidade nas estradas brasileiras são a distância.

Que o motorista deve frear até o objeto à frente e a visibilidade.

É por esta razão que estes limites nas estradas e autoestradas são mais elevados do que nas estradas urbanas.

A distância ideal + visibilidade determina a chamada velocidade de condução.

Posteriormente, os limites de velocidade brasileiros serão determinados com base nessas informações.

Velocidades rodoviárias no Brasil

Agora que você já sabe a extensão dos danos que poderá sofrer se dirigir seu veículo acima do limite de velocidade.

Listamos tipos de vias classificadas no Código de Trânsito Brasileiro.

Cada um tem uma terminologia diferente, mas todos aparecem em código com o limite máximo de velocidade definido.

Existem duas categorias divididas conforme mostrado abaixo:

São ruas e becos que atravessam as cidades. As estradas da cidade têm limites de velocidade diferentes dependendo de onde o veículo está indo.

O valor máximo permitido de cada um geralmente é marcado nas placas, mas se não, eles atendem ao padrão estabelecido na seção 61 do CTB.

O artigo em questão diz literalmente:

“Art. 61. A velocidade máxima permitida na via é indicada por meio de indicadores de acordo com suas especificações técnicas e condições de tráfego.”

O n.º 1 do artigo conclui a norma dizendo que, na ausência de sinal de controlo, a velocidade máxima deve respeitar os seguintes limites:

Vias rápidas (marginal e boulevards): 80 km/h;

Auto-estrada (geralmente com vários semáforos e lombadas ligando dois pontos diferentes da cidade): 60 km/h;

Vias coletoras (divide o trânsito e dá acesso às autoestradas e estradas locais): 40 km/h;

Vias locais (ruas do bairro, geralmente sem semáforos): 30 km/h.


*Fonte de pesquisa: Canaltech