Quem criou a Turma da Mônica?

Anúncios

Ele começou a ler histórias em quadrinhos por acidente e no final criou a Turma da Monica.

Aos 4 anos, Mauricio de Sousa encontrou uma revista em quadrinhos deixada na calçada e pediu à mãe que lhe contasse uma história.

Aqui começa a história que responde à pergunta: Quem inventou a Turma da Mônica?

E à noite era assim, para o pequeno Maurício: ouvindo atentamente as histórias – sem parar – até adormecer.

Um dia, Dona Petronilha, sua mãe disse: Minha filha, vou te ensinar a ler para que você aprenda as histórias que quiser e volte para a lição de casa.

Anúncios

Levante a mão se você aprendeu a ler assim como o Mauricio!

Hoje mostramos a direção de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

Ilustrador e cartunista que influenciou a vida da maioria dos leitores brasileiros.

Antes de se tornar empresário e fundar a Mauricio de Sousa Produz (MSP), Mauricio de Sousa foi repórter policial da Folha da Manha, em São Paulo.

Eu até estava gostando de pesquisar, mas meu trabalho artístico tomou conta. Depois de completar as falas (e com muita persistência), em 1959, escreveu sua primeira tira no mesmo jornal.

No início foram criados o cachorro Bidu e seu dono Franjinha.

Logo surgiram outros personagens: Cebolinha e Cascao, inspirados nos amigos de infância, e Mônica e Magali, em homenagem às filhas, e muitos outros.

Os quatro recentemente roubaram a cena – e o coração dos leitores.

No ano Em 1970, Mauricio fundou a revista Mônica com 200 mil exemplares na Editora Abril.

De lá para cá, seu sucesso só aumentou: até hoje, foram impressos mais de 1 bilhão de exemplares (também por editoras como Globo e Panini), e as revistas respondem por 86% das vendas no mercado brasileiro.

Uma grande revista

As revistas Turma da Mônica são hoje consideradas o maior agente de formação de leitores do Brasil, segundo a Academia Polista de Letras.

Mauricio cresceu em Mogi das Cruzes (SP) e está próximo da natureza.

Seu pai era dono de uma barbearia. Sua mãe era poetisa e moravam em uma casa cheia de artistas.

Não é por acaso que a proteção ambiental, a educação financeira e as reflexões éticas e filosóficas estão incluídas nas tramas.

Mauricio é multifacetado: estrelou Como Cuidar do Seu Dinheiro em colaboração com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella e Turma da Mônica, ao lado do escritor Tiago Nigro.

Mauricio lançou recentemente um livro chamado Soum Rio, narrado em primeira pessoa e ilustrado por Mauro Souza, dedicado à questão da água.

Aos 86 anos, Mauricio estava inquieto sobre a Monica

Depois de assinar vários novos contratos e ter que lavar as mãos da pandemia, Cascao continuou seu mantra de “não desista, não desista” citando os cuidados contra a Covid-19.

Fazer revistas com personagens idosos também está nos planos.

Pai de 10 filhos e mais de 400 personagens, Mauricio se prepara para filmar um filme de 2023 com o Walt Disney Studios para contar a história de sua vida.

“Gosto principalmente de sentir a vida e transmiti-la para a criança em uma linguagem que ela ama, quer ver, ler e desenvolver mais.”

E assim, deixa o convite: “A Turma da Mônica, de qualquer idade, está esperando você brincar um pouco com eles.

A vida é assim, temos que brincar, olhar para o céu, ter esperança e sorrir.

Aproximar-se da realidade das pessoas sempre foi uma preocupação do cartunista.

A decisão de incluir temas como cidadania

Empoderamento feminino e diversidade nos roteiros não é apenas uma estratégia narrativa, mas uma visão de mundo: para ele, os personagens que resolvem situações e criam histórias são ideias que mudam o mundo.

Para dar realismo aos seus personagens, ele estudou a fundo o comportamento das pessoas que superaram as adversidades.

E é a partir deles que é criado Lucan (um menino simpático, que espalha fofura por onde passa. travessa, brincalhona, adora esportes e é especialista em basquete), Dorinha (carismática e atenciosa, sempre amiga.

Está na moda e sempre atenta às novas tendências da moda), André (criança autista, inteligente) e observador, gosta para organizar as coisas ao seu redor.

Ele gosta de brincar com Turminha, mas algumas coisas que seus amigos falam, porque ele quer levar tudo ao pé da letra, Humberto (menino calmo e esperto).

Ela também dá tapas em Cebolinha regularmente por seu envolvimento no plano dele para conquistar Mônica. (especialmente se um certo letrista tiver um coelho da Mônica).

Toda esta dedicação rendeu a Mauricio de Sousa dezenas de prêmios e reconhecimentos.

Entre elas, ocupar a 24ª cadeira da Academia Paulista de Letras.

Além disso, a Turminha do Bairro do Limoeiro ganhou reconhecimento internacional por ter sido apresentada em diversos idiomas.


Fonte de informação: viladamonica.com.br