R$ 7 Bi em empréstimo pela BNDES

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Emprestou US$ 7 bilhões para a linha 6-Orange. Contudo do metrô de São Paulo, que está sendo construída.

E operada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o governo do estado.

Portanto o valor representa 41% dos R$ 17 bilhões.

Investidos na empresa, que começou em 2015.

Contudo cessou no ano seguinte e foi retomado em outubro de 2020.

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Quando o grupo espanhol Acciona assumiu a PPP.

A obra está prevista para ser concluída em 2025.

No entanto a operação de refinanciamento é composta por um pool de dez bancos.

Contudo composto por instituições nacionais.

Estrangeiras e multinacionais.

A Acciona não comentou quando contatada sobre o empréstimo.

Segundo os dirigentes do BNDES.

Portanto a operação marca uma nova fase no financiamento de obras.

De infraestrutura em países desenvolvidos com práticas industriais comuns.

O empréstimo da Concessionária Linha Universidade.

Contudo criado pela empresa espanhola de PPP.

Está entre as dez maiores atividades da história do BNDES.

Por trás dos US$ 23,4 bilhões concedidos.

No entanto à operadora da hidrelétrica de Belo Monte.

Empréstimos à Petrobras para investir em refinarias.

E gasodutos e para financiar as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Contudo no rio Madeira, em Rondônia.

A Linha 6-Laranja possui 15 estações.

Ligando o norte da Brasilândia com a área da Liberdade no centro expandido.

A linha será integrada às linhas 1-Azul e 4-Yellow do metrô da CPTM.

Além das linhas 7-Ruby e 8-Diamond.

Estima-se que transporte 633.000 pessoas por dia.

Portanto apesar de ser igualmente bilionário, o empréstimo do franqueado Line 6-Orange.

Tem características próprias.

De acordo com o BNDES, as inovações mais importantes.

São as garantias específicas do projeto em vez de fianças bancárias.

Ou ativos corporativos e um contrato de construção conhecido no mercado como EPC.

Para projeto, aquisição e gestão da construção.

No entanto o aumento de custos ou atrasos por conta da construtora.

E não por conta do licenciado.

Segundo Petrônio Cançado, diretor de crédito de infraestrutura do BNDES.

A ideia é fazer desse modelo o novo padrão do banco.

“O importante é que temos um EPC bem implementado.

Que tem mecanismos para permitir a revisão do projeto.

Cançado, que viaja de julho a janeiro de 2019, disse:

“Então o pacote de garantias será definido caso- caso a caso. sag.

Contudo caso a caso, dando-nos a comodidade de atrair investidores.”

A empresa não está sozinha com o empréstimo de R$ 7 bilhões.

Dez instituições financeiras.

Os chefes dos bancos de desenvolvimento se recusaram a nomeá-los.

Vão garantir metade do valor.

No segundo semestre, o BNDES assumirá seus próprios riscos.

Portanto o modelo já era utilizado para empréstimos do BNDES.

Mas para a Linha 6-Laranja ele se diferencia de outras atividades.

Em que bancos privados, como agência de fomento.

Contudo também aceitam como garantia um projeto.

Sem garantia corporativa ou ativos empresariais.

“Todos os dez bancos correm risco do projeto.

No entanto Leonardo Pereira, diretor de saneamento.

Contudo o transporte e logística do BNDES, disse:

” Em geral, os bancos não correm esse risco.

Mecanismos permitidos”, acrescentou Cançado.


*Fonte de pesquisa: istoedinheiro.com.br/com-novo-modelo-de-emprestimo-bndes-libera-r-7-bi-para-o-metro/