Saiba o porque de não comprar uma lâmpada inteligente

Anúncios

Uma forma comum de começar a construir uma casa conectada é optar por lâmpadas inteligentes – elas são boas e baratas, o que interessa aos usuários que ainda estão conhecendo esse espaço.

Porém, não faz sentido comprar esse tipo de equipamento na maioria dos casos.

Os guias de luz geralmente não são a melhor escolha para usar como iluminação principal e, em alguns casos, apenas para decoração.

Neste artigo explico porque você não deve comprar uma lâmpada inteligente para iluminar sua casa, em que condições ela funciona bem e qual a melhor alternativa para usar no trabalho.

Por que não comprar uma lâmpada inteligente?

Embora seja muito útil – afinal, basta conectá-la na tomada certa e ela estará pronta para uso – a lâmpada inteligente não funciona muito bem em algumas áreas.

Anúncios

Primeiro, porque ele só pode ser controlado pelo app da fabricante ou por um assistente de voz como Amazon Alexa ou Google Assistant.

Então você tem que deixar o aparelho ligado o tempo todo e, se estiver desligado, eles não poderão ser controlados por voz ou no aplicativo.

Isso pode ser uma preocupação em uma casa com muitas pessoas, porque alguém se esquece de parar de usar a chave, ou mesmo se você visita com frequência.

Assim, com as luzes, você não pode controlá-la da maneira “tradicional”.

Outro problema é que alguns modelos não possuem como “reter” o estado anterior em caso de falha de energia.

Dessa forma, quando você ligar novamente a energia após um apagão, as luzes acenderão – o que pode ser irritante, principalmente se for de manhã cedo e houver luz no ambiente.

A maioria dos modelos já possui o modo “não perturbe”, que corrige essa falha. Mas muitos outros ainda estão “atrasados” e possuem essa limitação.

Por fim, outro ponto negativo é quando a internet fica fora do ar. Quando a luz não está conectada ao Wi-Fi, ela só pode ser controlada ligando-se sozinha.

Mesmo assim, é preciso “ligar e desligar” várias vezes até que a luz acenda.

Isso leva ao último problema: se você ligar e desligar a luz várias vezes usando o botão, ela será reiniciada e você terá que entrar novamente no processo de emparelhamento no aplicativo.

Quais são as melhores alternativas às lâmpadas inteligentes?

A melhor alternativa para uma lâmpada inteligente é um interruptor inteligente. Com eles, você pode controlar a luz pelo aplicativo, por comandos de voz ou pelo próprio interruptor.

Dessa forma, você não fica preso na sua conexão Wi-Fi e não sofre redefinições indesejadas.

Além dos interruptores, também existem dispositivos Wi-Fi, ou relés, que podem ser instalados diretamente em luzes ou interruptores públicos.

A desvantagem de ambos é que requerem pouco conhecimento elétrico para serem instalados. Portanto, se você não sabe, é necessário contratar um eletricista para instalar o aparelho.

Outra coisa que pode ser necessária é controlar o brilho ou a cor da lâmpada inteligente, mas já existe um dimmer que pode controlar a intensidade da luz.

Em termos de preço, porém, não há diferença. O preço da luz inteligente começa a partir de R$ 50 na internet.

Se considerarmos os produtos que funcionam um pouco – enquanto os interruptores e produtos partem de R$ 70.

Dado o mesmo preço, não é necessário investir em algumas luzes para . ótima iluminação se a praticidade for sua preocupação.

Em que situação é melhor usar uma lâmpada inteligente?

Por fim, as lâmpadas inteligentes ainda podem ser muito úteis para iluminar um ambiente, oferecendo uma aparência agradável.

Pois é possível controlar a temperatura da cor – na maioria dos modelos – ou até mesmo usar uma cor especial.

Portanto, a forma de utilização mais recomendada é em lâmpadas ou luminárias diferentes. Dessa forma, você pode acendê-lo quando quiser uma luz privada.

E não precisa recorrer a um aplicativo ou comando de voz quando quiser acender a luz principal da sua casa.


*Fonte de pesquisa: Autoral