Uma radiografia das empresas de mineração

Anúncios

A segunda empresa mais valiosa do Brasil é a quinta maior empresa de mineração do mundo, veja sua radiografia.

No ano Em 2022, foi classificada como a melhor entre as “mineradoras diversificadas” (1 em 615) pelo sistema ESG da Refinitiv.

Este ponto é digno de nota considerando que antes dos desastres na lagoa de rejeitos de Brumadinho em 2019, a Vale estava sendo processada pela SEC por enganar intencionalmente seus investidores.

O preço das ações cai 50% e o CEO é demitido

Posteriormente, a empresa investiu numa série de iniciativas ESG de alto perfil, nomeadamente na modernização das instalações de armazenamento de rejeitos.

Aceleração das responsabilidades ambientais e na criação de programas de compensação para as comunidades afetadas pelas suas operações.

Anúncios

A Vale opera a segunda maior mina de minério de ferro do mundo no distrito de Carajás, no centro-sul do Pará, antes mesmo de Brumadinho.

As preocupações ESG levaram a empresa a instalar um sistema de gestão de rejeitos secos em sua mina de minério de ferro S11D.

Outras características relacionadas à sustentabilidade do local do complexo Carajás Sierra Sul incluem a localização de 97% das instalações industriais localizadas na área da mina.

Fora da reserva florestal.

As inovações da indústria incluem um sistema de transporte mineiro que elimina o uso de carros movidos a diesel.

Reduzindo as emissões de carbono em 50%.

De acordo com relatórios corporativos.

Afinal a S11D Minerals é um exemplo de como a Vale está cumprindo seu compromisso de se tornar carbono zero líquido até 2050.

Como parte de sua estratégia ESG mais ampla.

Afinal a Vale está implementando iniciativas de conservação de água e investindo em energia renovável em todas as suas operações.

Isso inclui compras de eletricidade da controversa usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, e da usina hidrelétrica de Estreito, no rio Tocantins.

Não há planos para abandonar os sistemas de gestão de rejeitos baseados em água ou os sistemas de transporte de minério nas minas de minério de ferro de Carajás Sierra Norte ou nas minas de cobre de Salobo e Sossego.

A empresa testou todas as suas barragens de rejeitos e relatou falhas de engenharia em um local no distrito mineiro de Carajás: uma mina de ouro abandonada chamada Igarapé Bahia, que posteriormente foi desativada e descomissionada em 2021.

Iniciativas

Outras iniciativas ambientais que a empresa tomou incluem uma reserva florestal indígena de um milhão de hectares que administra em parceria com o Serviço de Parques Nacionais do Brasil (ICMBio) e o compromisso de ajudar os proprietários locais a reflorestar 100.000 hectares de pastagens degradadas até 2030.

Afinal a controvérsia social também tem sido associada à expansão de 1,5 mil milhões de dólares da empresa na linha ferroviária de 1.000 quilómetros que passa ao longo das comunidades indígenas de Awa, Guajajara e Kaapor, no Maranhão.

Liderei ações legais em nome da Nação Kayapó em ações judiciais de poluição da água na mina de níquel Onka Puma.

A Vale tem respondido a essas e outras reclamações com uma estratégia jurídica que nega responsabilidade, ao mesmo tempo em que negocia acordos de indenização com os lesados.

Afinal  Vale possui direitos de prospecção de minerais em centenas de concessões adquiridas em leilões públicos ao longo das décadas.

Na maioria dos casos, os seus direitos aos minerais subterrâneos sobrepõem-se aos direitos dos territórios indígenas formalmente estabelecidos.

Esta contradição tornou-se um grave problema de relações públicas à medida que o governo Bolsonaro tenta enfraquecer as proteções legais para os povos indígenas.

No ano Até 2021, a Vale reafirmou seu compromisso com o conceito de CLPI ao renunciar aos seus direitos a qualquer acordo que se sobreponha a terras indígenas.

Minas do Rio Norte (MNR) e sua radiografia

Uma iniciativa de sustentabilidade anterior ao investimento em ESG é a restauração do habitat da floresta tropical na mina Tromtas Baucite.

Sendo assim em Oricimina, no Pará, que é administrada pela MNR, uma parceria entre a Vale e outras quatro empresas: South32, Rio Tinto, Compañía Brasileira de Aluminio e Norsk .

Hydro (5%) A associação evitou a enorme controvérsia em torno da mina Karajas ao empreender um grande projeto de reflorestamento.

Nas últimas quatro décadas, o MNR recuperou 7.000 hectares de terras provenientes da mineração massiva que consumiu quase 15.000 hectares de habitat florestal natural.

A mina foi inaugurada em Está programado para cessar a operação até 2025 e eventualmente restaurará 75 por cento da área afetada.


Fonte de informação: brasil.mongabay.com